APRESENTAÇÃO

A Revista CEFAC foi criada em 1999 pelos Professores Doutores Irene Queiroz Marchesan e Jaime Luiz Zorzi, diretores do CEFAC- SAÚDE E EDUCAÇÃO. A concretização desta antiga idéia ocorreu em comemoração aos 15 anos de existência do CEFAC e só foi possível graças à garra e à parceria daqueles que sempre acreditaram na Fonoaudiologia e na produção e divulgação de novos conhecimentos, como foi o caso do grande incentivador da criação da revista Dr. Vicente José Assêncio-Ferreira.

A Revista CEFAC é jovem, mas nestes poucos anos de existência, percorreu um caminho de amadurecimento significativo com profundas mudanças, todas visando sua solidificação e seu crescimento científico.
Nos três primeiros anos as publicações foram semestrais. Em 2002 a publicação foi quadrimestral e a partir de 2003 passou a ser trimestral. Em 2010 passa a ser bimestral. Esse aumento na periodicidade visa contemplar os critérios de avaliação adotados pela CAPES para a composição do Qualis, assim como novas indexações para maior visibilidade da produção científica publicada na Revista CEFAC.

Em 2004 o cargo de Editor Científico, até então ocupado pela Dra. Irene Marchesan foi assumido pela Dra. Katia Nemr. Novas diretrizes foram implementadas com o intuito de atender aos mais rigorosos padrões de indexação. Para tanto, nos quatro números do volume 6 foram implementadas modificações de forma e conteúdo, consolidando-a com um dos mais importantes meios de divulgação científica da Fonoaudiologia. Em 2006 foram alcançadas as duas indexações almejadas: BASE DE DADOS LILACS – LITERATURA LATINO-AMERICANA E DO CARIBE EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E COLEÇÃO SCIELO BRASIL.

A partir do volume 9 número 2 (Abril/Junho, 2007), a Dra. Ana Lúcia de Magalhães Leal Chiappetta assumiu o cargo de Editor Científico. Investiu-se nas áreas de gestão editorial, de elaboração de normas e de implantação da política editorial. Buscou-se o envolvimento efetivo dos fonoaudiólogos atuantes na área, na produção científica de diferentes instituições e na apreciação dos artigos quanto ao mérito científico.

Em 2009 a Dra. Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini passa a ser a Editora Científica assumindo a partir da revista 11. suplemento 2. Desde então a revista prepara-se para novas indexações, revitaliza seu site e estuda em detalhes o novo sistema de avaliação de Periódicos Científicos Qualis-Capes. No volume 11 número 3 (Julho/Setembro, 2009), seguindo a tendência atual, a revista passa a apresentar os artigos conforme a categoria de tipo de trabalho no qual se incluem. Assim, o índice passa a obedecer a seguinte ordem: Artigos originais de pesquisa; Artigos de revisão de literatura; Comunicação Breve e Relatos de casos clínicos; de acordo com o material recebido e revisado por nosso Corpo Editorial. Em 2013 a Dra Simone Aparecida Capellini passa a ser a nova Editora Científica. A Revista começa a publicar os artigos obrigatoriamente na versão em inglês juntamente com a versão em portugues ou espanhol.

Atualmente, a cada número são publicados de 25 a 35 artigos científicos organizados por tipos de produção nas várias áreas de abrangencia da revista: Linguagem, Motricidade Orofacial, Audiologia, Voz, Saúde Coletiva, Disfagia, Fonoaudiologia Escolar, Fonoaudiologia Geral e Temas de Áreas Correlatas. Os artigos são aceitos na língua portuguesa, espanhola e inglesa, da fonoaudiologia e de áreas afins.

Desde 2005 a revista está disponível na íntegra on-line, sendo a primeira revista de fonoaudiologia com acesso gratuito e os avanços continuam: artigos de todas as partes do país e de fora dele têm sido encaminhados para apreciação do Corpo Editorial.

O Corpo Editorial da Revista CEFAC é composto por um respeitável grupo de profissionais titulados com representantes de todos os estados da federação e de profissionais das mais diversas partes do mundo.
O patrocínio da publicação, que não conta com anúncios, está a cargo do CEFAC-SAÚDE E EDUCAÇÃO, cujos diretores mantêm o compromisso de contribuir com a consolidação da Fonoaudiologia como ciência.
O trabalho ético e incansável do Corpo Editorial visa construir um periódico de qualidade que vem se consolidando como um valioso instrumento de comunicação e divulgação científica em Fonoaudiologia, tanto no território nacional, como, gradativamente, no cenário internacional.

Sejam bem vindos à Revista CEFAC!

Voltar - Home - Topo

Revista CEFAC - Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal - ISSN 1516-1846 - Revista eletrônica: ISSN: 1982-0216